Blog

UBUNTU PRA VOCÊ !

Reed-Dance-SwazilandZulus vivendo o Ubuntu! Reed Dance Swaziland, África do Sul.

A elevação da consciência do ser engloba o despertar para a unidade que somos.

Um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já”, elas deveriam sair  correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse ” Já “, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

“Ubuntu”, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?” Ele ficou desconcertado!

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

Nelson Mandela explicou Ubuntu assim: “um viajante pelo interior poderia parar em uma vila e não precisaria pedir por água ou comida. Assim que parar, as pessoas virão lhe dar comida e o entreter. Isto é um aspecto do Ubuntu, mas ele tem diversos aspectos. Ubuntu não quer dizer que as pessoas não pode se tornar ricas. Portanto, a pergunta é: você vai fazer desta maneira para permitir que sua comunidade se desenvolva? RESPEITO, COOPERAÇÃO, PARTILHA, COMUNIDADE, CUIDADO, CONFIANÇA, ALTRUÍSMO. Uma palavra com tantos sentidos. Estas são as coisas importantes na vida e se alguém puder fazer algo assim, terá feito algo muito importante e será muito agradecido.”

Kiñana Ikinai Yawanawá © Mário Vilela » Funai (03)Yawanawá vivendo o Ubuntu. Festival Kiñana Ikinai. Tashka Yawanawa:
“O encontro de forças de cada um em todos, e de todos em um, num só pensamento e força.”